Maratona de Desenho

Maratona de Desenho

O desenho é um passaporte certo para um mundo cheio de imaginação, de expressividade e de autoconhecimento. E, por isso, é também uma forma por meio da qual a criança se relaciona com o mundo ao seu redor. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora fina e global, com agilidade, com ritmo e percepção espacial, desenhar é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhor autoestima por parte da criança. Quando estimulada a desenhar, a criança desenvolve processos específicos e fundamentais de percepção e de inteligência, além […]

Ver mais

Pais devem cobrar postura e não desempenho do filho vestibulando

Ao ter contato com todo o universo de matérias e provas de vestibular, os pais, muitas vezes, se veem perdidos e até impotentes, sem saber a melhor forma de impulsionar o desempenho do filho vestibulando. Nesse sentido, a ansiedade de querer ajudar e entender o que se passa no dia a dia pode acabar prejudicando a preparação do estudante e tornando a rotina de toda a família mais tensa. Segundo o coordenador do Anglo Vestibulares, Daniel Perry, a maior queixa dos estudantes em relação à família durante esse período de preparação para as provas é o fato de os pais […]

Ver mais

Reunião dos Coordenadores do Movimento Cientifico do Norte – Nordeste, em Fortaleza – CE

Nosso coordenador do Nupearte/MTEP, Joelbe Almeida, participou deste encontro onde foram discutidas informações referentes à participação das feiras na Milset Mundial, que será realizada em Setembro deste ano em Abu Dhabi, Emirados Árabes,e também da realização do Mocinn 2019 que será em Recife PE. Importante ressaltar que é de grande importância para as feiras filiadas, promover encontros assim, para estreitar laços e trocar experiências. Hoje, nossa MTEP, desde 2012, é filiada ao grupo das maiores feiras de ciência do norte – nordeste. No momento também definiram a eleição do novo coordenador do movimento que atuará no biênio 2020/2021, frente ao […]

Ver mais

Recuperação: resgatando o que ficou.

É comum que os alunos se sintam muito desmotivados quando têm que passar por um processo de recuperação. Soma-se a isso o medo de que não consigam recuperar a nota, o que sempre traz o fantasma da reprovação. Mais do que nunca, a família deve estar próxima, acompanhando esse processo e amparando os filhos durante todas as atividades desenvolvidas. O primeiro amparo que a família pode dar relaciona-se ao fato de que os alunos têm que lidar com a sua capacidade de desenvolver a determinação e a força para enfrentarem os desafios trazidos pela recuperação, o que é muito importante […]

Ver mais

Estudo em grupo: ajuda ou dispersa?

Certamente, uma das atividades que os alunos mais gostam de realizar é o estudo em grupo. É muito gostoso mesmo: os mais amigos ficam juntos, as afinidades ficam próximas, e o estudo pode não acontecer exatamente na medida em que era necessário… Isso, porém, não é razão para que esse tipo de atividade não seja realizada. Quando bem organizados, grupos de estudo são ótimos e levam seus componentes longe. Para que isso ocorra, é necessária muita disciplina, em todos os níveis escolares, porque, quando os amigos se encontram, a dispersão é que dá o tom da conversa. Assim, os grupos […]

Ver mais

Cada prova uma sentença final?

Cada prova uma sentença final?

As atividades escolares são claramente marcadas por muitos ciclos, e as avaliações acabam ocupando uma posição central dentro deles, como se fossem a culminância de todo o trabalho educativo de professores e de alunos. Por isso, acabam sendo situações que envolvem graus variados de estresse. Todos nós já passamos pela sensação – às vezes aflitiva – de estarmos diante de uma folha que nos testa, que nos confronta, que nos desafia. Esse, porém, não é um evento que se restringe às situações escolares,  pois, de certa forma, antecipa muitos processos que serão vivenciados ao longo da vida: serão muitas e […]

Ver mais

Reunião de início de ano com a família ArteCeb

Durante esta semana aconteceram as primeiras reuniões de pais, de mães, de amigas, de amigos e de mestres e mestras parceiros nessa tarefa nada simples que é ensinar e aprender. É muito importante a participação das famílias nestes encontros, porque existem momentos que precisam ser vividos na presença do encontro. Apenas o virtual não alimenta nossos sonhos, porque precisamos da confiança do olhar que vê no outro um verdadeiro parceiro de travessia, em quem (de fato) pode e deve confiar.  A gente precisa falar e a gente precisa ouvir. E a vida acadêmica de seus filhos, certamente, merece o cuidado […]

Ver mais

Semana Pedagógica

Semana Pedagógica

Mais uma vez estiveram Direção, Coordenações e Professores, reunidos para pensar neste ano letivo de 2019, onde o foco principal foi buscar estratégias de inovação para deixar nosso dia a dia escolar ainda mais atrativo, seguro e prazeroso. Foi uma semana abordando temas fundamentais para as práticas escolares, tais como otimização de avaliação, currículos educacionais, tecnologia em sala de aula, a nova BNCC, criação do Plano Político Pedagógico, estruturação da gestão escolar e administrativa, saúde e bem-estar e em especial a instauração do Sistema Anglo no Fundamental I.  Certos de que todos terão novos desafios para este ano, nossos colaboradores […]

Ver mais

Mais um novo primeiro dia de aula

Mais um novo primeiro dia de aula

Começa um novo ano letivo na escola. Pode até parecer algo que se repete. Mas é só uma impressão. Na verdade, cada recomeço traz uma novidade. No ArteCeb, começar o ano é construir o novo todos os dias! Por isto, vamos fazer do conhecimento algo dinâmico, permanente. Aqui cada ano é um presente para o futuro! Sejam bem-vindos! 

Ver mais

CULTURA TRADICIONAL DA INFÂNCIA

CULTURA TRADICIONAL DA INFÂNCIA

Muitos já se referiram às brincadeiras antigas, aquelas passadas de geração a geração, como brincadeiras de rua ou brincadeiras tradicionais. A educadora e musicóloga Lydia Hortélio, inspirada no vasto levantamento que os compositores Bartók e Kodály realizaram sobre a música da cultura infantil da Hungria, iniciou, já na década de 80, por meio de uma metodologia própria, o levantamento, documentação e, posteriormente, a difusão e a recriação desse repertório da cultura infantil do Brasil. Cunhou, assim, o termo Cultura Tradicional da Infância. No vasto repertório recolhido por ela, por Lucilene Silva, por Adelsin e outros pesquisadores da Casa das Cinco Pedrinhas – além […]

Ver mais