Posts

O ArteCeb recebe lusitano Doutor em Dislexia

O ArteCeb recebe lusitano Doutor em Dislexia

No dia 10 de agosto, recebemos o  lusitano, Doutor em Dislexia, Rafael Silva Pereira, que veio compartilhar suas vivências sobre as dificuldades de ensino aprendizagem. A convite das organizadoras do evento, Tereza Nogueira de Oliveira, (Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga); Cláudia Renata Boni Cadore (Neuropsicóloga e Psicopedagoga) e Maritânia Carvalho da Silva (Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga), Rafael mostrou novas estratégias e procedimentos de como mediar e fazer adaptações curriculares para as crianças com dificuldade de aprendizagem.

Em uma noite onde estiveram reunidas as diretoras de escolas particulares de Imperatriz, ele as norteou a cerca das adaptações que são necessárias para cada limitação, afim de que compreendessem que há uma necessidade de se fazer uma adaptação nas provas quando identificado riscos na aprendizagem.

Salientou que desde a educação infantil é importante estar atento aos primeiros sinais que a criança apresenta em relação a sua aprendizagem e que o professor tem grande importância neste processo, pois precisa ter um olhar sensível às dificuldades que ela começa a apresentar, bem como fazer a mediação rápida para não gerar um problema maior futuramente.

No dia (11) teve-se um encontro com professores, onde o especialista conceituou  Dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia e tdah, suas características e como os professores podem atuar diretamente com estas crianças em aula e nas adaptações de provas.

 

Currículo do Dr. Rafael Silva Pereira:

Especialista em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem. Coordenador da equipa multidisciplinar Disclinica – Lisboa – Portugal Doutorado em Ciências da Educação Pós Doutorando em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Dislexia. Autor de obras didáticas e multissensoriais, como o Programa de Neurociência – Intervenção em Leitura e Escrita, Fichas de Reeducação em Leitura e Escrita da Texto Editora, da Bateria de Avaliação de Competências iniciais em Leitura e Escrita – BACLE, da Bateria de Aferição de Competências Matemáticas – BACMAT, do LER- Leitura, Escrita e Reeducação, do Manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas, do Manual de Intervenção em Competências Iniciais em Leitura e Escrita, do Programa de Estimulação na Atenção, do jogo Lupita no Planeta da Leitura e Pirolito na Floresta Matemática, o Dado do Guga – um jogo para autistas, manual de Intervenção na Disgrafia e o mais recente manual de Dislexia. Formador a nível Nacional e Internacional.