O Líder em mim

Projeto socioemocional

Trata-se de um programa de conteúdo, material didático, metodologia, vivência e treinamento para o aprendizado de liderança, valores e competências essenciais tanto para o sucesso acadêmico, quando para uma vida baseada em princípios.

O programa foi desenvolvido pela Franklin Covey®, nos EUA e começou em uma escola chamada AB COMBS na Carolina do Norte que atualmente é reconhecida mundialmente pelos altos rendimentos acadêmicos e mudança comportamental dos alunos.

Baseado no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” o programa desenvolve nos alunos hábitos de liderança como: proatividade, autonomia, ouvir com empatia, fazer primeiro o mais importante, cuidar do corpo e da mente, fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando, ter metas e papéis de liderança claros, falar em público, dentre outros.

O Líder em Mim enxerga capacidades em todas as crianças e vê em cada uma delas uma liderança em potencial.

Ensino Fundamental 1

Com mais de 40 atividades apropriadas para cada ano, o material apresenta os 7 Hábitos e outros conceitos de liderança que servem de fundamento para o programa O Líder em Mim. Essas atividades estão de acordo com padrões educacionais reconhecidos internacionalmente e com as chamada Habilidades para o Século 21.

As atividades dão a todos os alunos uma forma de se conectar, pois usam uma metodologia que reconhece e respeita o fato de que as pessoas percebem e processam informações de maneiras diferentes. Elas ajudam os alunos a refletirem sobre suas vidas, a desenvolver hábitos de liderança e a traçar metas que os levarão ao sucesso (na escola e na vida).

Ensino Fundamental 2

Em uma fase de transição para a adolescência, os alunos dessa faixa etária conseguem, por meio do O Líder Mim, desenvolver hábitos pautados nos princípios universais, que os ajudam a lidar, de modo mais natural e com menos stress, com as decisões relacionadas a temas como:

:: Escola (sobrevivência, questões sobre as escolhas que deverá fazer no Ensino Médio sobre universidades, vestibulares, Enem);

:: Amigos (sobrevivência aos altos e baixos das amizades, a pressão do grupo);

:: Pais (lidar com a fase de distanciamento dos pais, entender mais essa relação e o suporte que pode ou não ter da família)

:: Autoavaliação (encarando e gostando do que vê no espelho, caráter, competência,etc)

Com atividades variadas e apresentação de cenários da vida rea l, os alunos aprendema aplicar seus conhecimentos em novas situações, bem como usar o que sabem para resolver problemas reais. Eles passam aperceber que têm controle sobre grande parte do que acontece na vida deles; de que suas escolhas podem afetar seu dia, suas relações e seu futuro.