Posts

O que é o Coronavírus?

O que é o Coronavírus?

Primeiro, é importante ter informações corretas sobre o que é o Coronavírus. Chamado de Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o nome de uma grande família de vírus que já está presente em diversos países do mundo, inclusive confirmado em vários estados do Brasil. 

 

transmissão acontece de três formas:

  • Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas de espirros e fala;
  • Por contato físico, quando essas gotículas atingem olhos, nariz e boca;
  • Por contato com superfícies contaminadas, quando essas gotículas têm contato com corrimão, maçaneta, celular, botões, etc. e depois chegam até olhos, nariz e boca. 

 

Os principais sintomas da doença são tosse seca, febre e cansaço, mas alguns pacientes também sentem dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta e diarreia. Em casos mais graves, o Coronavírus pode se associar a alguma doença que a pessoa já tenha e apresentar síndrome respiratória aguda e insuficiência renal. 

Como a escola pode lidar com o Coronavírus? 

 

O principal papel da escola é educar os alunos sobre a prevenção do Coronavírus, ensinando a forma correta de higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel. Também é importante manter todo o ambiente bem ventilado e limpo.

 

Apesar de ser uma situação séria, não se deve gerar pânico e sim tranquilizar as famílias. A escola pode utilizar materiais educativos, como este desenvolvido pela MindHeart, para educar alunos e responsáveis de forma lúdica. 

 

Os responsáveis também devem participar da prevenção e evitar levar os filhos com sinais de gripe para a aula. As escolas devem informar aos pais em casos de suspeita e sempre dialogar com a família, informando sobre as prevenções e as melhores práticas que devem ser adotadas.