Sistema de Avaliação

Educação Infantil

De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação, sancionada em dezembro de 1996, estabelece, na seção II, referente à educação infantil, artigo 31 que “… a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.” Mediante a esse aspecto legal, a avaliação nesta etapa deve ter o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecendo a autonomia e a auto-estima da criança. Seguindo essa proposta, nosso aluno é avaliado através de observação diária, tarefas avaliativas semanais e relatórios mensais enviados na agenda, destacando os aspectos cognitivos, afetivo e motor e tarefas especiais realizadas bimestralmente.

As fichas de acompanhamento diário, envolvem todos os eixos (cognitivo, afetivo e motor) de trabalho e os resultados bimestrais, além dos relatórios individuais expressos através dos conceitos:
O – ótimo MB – muito bom B – bom R – regular ED – em desenvolvimento e diagnóstico bimestral, realizado pela coordenação.

Ensino Fundamental (anos iniciais)

Nosso sistema avaliativo baseia-se em três princípios:

1 Diagnosticar a situação de aprendizagem do educando, tendo em vista subsidiar a tomada de decisões para melhoria de sua qualidade;
2 É inclusiva, pois sabemos que o ato de avaliar é um ato pelo qual se inclui o educando dentro do processo educativo, da melhor forma possível e, pelo fato de ser inclusiva, é amorosa, na medida em que acolhe o educando como é, para verificar o que pode ser feito em benefício do seu crescimento;
3 É dinâmica, ou seja, não classifica o educando em um determinado nível de aprendizagem, mas diagnostica a situação para melhorá-la a partir de novas decisões pedagógicas.

Ensino Fundamental Maior e do Ensino Médio

É bimestral e será composto por quantas avaliações se fizerem necessárias, sendo que, a obrigatoriedade da N1, N2, N3 e N4 se farão presentes em todos os bimestres.

• N1: Prova com questões subjetivas e objetivas;
• N2: Prova com questões subjetivas e objetivas;
• N3: Simulado com questões objetivas semelhantes às encontradas em vestibulares;
• N4: Avaliação Quantiqualitativa, construída pelo professor, embasada nos seguintes critérios: comportamento, respeito aos colegas e professores, participação e envolvimento durante as aulas, organização do material escolar e demais atividades propostas pelo docente.

A obtenção para média final do bimestre será através do cálculo de média ponderada com notas das avaliações do aluno ao longo do período, obedecendo ordem de pesos para cada avaliação.

• N1: Peso 2;
• N2: Peso 2;
• N3: Peso 1;
• N4: Peso 1;
• AA (Avalições Adicionais): Peso 1.

O cálculo será feito da seguinte forma:

MB=(N1*2)+(N2*2)+(N3*1)+(N4*1)+(AA*1)/SPA (Soma dos pesos das avaliações)
A média final do bimestre será obtida através da razão entre a soma das notas tiradas no bimestre multiplicada pelo peso, dividido pela soma dos pesos dessas avaliações.

SIMULADOS

No Ensino Médio o simulado conta com questões, elaboradas pelo Sistema Anglo de ensino. São aplicados em dois dias e, em cada dia, o(a) aluno(a) fará um total de 60 questões de disciplinas variadas.
A nota atribuída ao aluno será de acordo com o ranking da série, ou, a porcentagem do seu desempenho individual. Prevalecerá a maior nota.

ANÁLISE INDIVIDUAL

Realizamos provas externas, preparadas pelos autores do material do Sistema Anglo de Ensino para avaliação contínua dos alunos, professores e das estratégias utilizadas para o ensino.
Por meio de um exclusivo Sistema de Avaliação, logo após a realização de cada prova externa o aluno recebe um boletim detalhado de seu desempenho (por disciplina, por setor e/ou por área do conhecimento), assim como um indicador de seu desempenho em relação ao dos demais alunos de sua turma. Esse boletim indica seus pontos fortes e os setores em que ele deve aperfeiçoar-se: é um verdadeiro diagnóstico baseado na prova. Com esse sistema, o processo de ensino e aprendizagem ganha consistência.

As seguintes provas externas são aplicadas:

8o e 9o  Ano do Ensino Fundamental

:: Avaliação diagnóstica
:: Prova Anglo Brasil (meados do primeiro semestre)
:: Maratona ENEM (início do segundo semestre)
:: Prova multidisciplinar (meados do segundo semestre)
1a  e 2a   Série do Ensino Médio

:: Simulados (1 simulado a cada 2 meses)
:: Maratona ENEM (início do segundo semestre)
:: Simulação de vestibulares online
3a Série do Ensino Médio e cursos Pré-vestibulares

:: Simulados (1 simulado a cada 2 meses)
:: Simulado ENEM (meados do primeiro semestre)
:: Simulado dissertativo (meados do segundo semestre)
:: Simulação de vestibulares online